8 de março de 2012

Um passo importante para o estudo da evolução humana


Com a descodificação do genoma do gorila, completou-se o retrato genético dos quatro grandes primatas.
O projecto de sequenciação do genoma do gorila foi completado e uma parte dos resultados, importantes para o estudo da evolução da espécie humana, foi publicada na edição online da revista Nature.
Estudos prévios mostraram que os humanos são mais próximos dos macacos africanos do que dos orangotangos e que somos mais próximos dos chimpanzés do que dos gorilas. O artigo publicado na Nature por cientistas do Wellcome Trust Sanger Institute e outros investigadores envolvidos no projecto internacional confirmam estas conclusões. No entanto, as autores revelam que em 15% do genoma do gorila as semelhanças com os humanos são maiores do que se nos compararmos aos chimpanzés. “Analisámos mais de 11 mil genes em humanos, chimpanzés e gorilas à procura de alterações importantes na evolução da espécie. Os humanos e chimpanzés são geneticamente mais próximos na generalidade do genoma, mas a equipa encontrou excepções a essa regra. Em 15% do genoma os humanos são mais próximos do gorila do que dos chimpanzés e em 15% do genoma os chimpanzés são mais próximos do gorila do que dos humanos”, acrescenta Scally, numa nota de imprensa divulgada sobre este trabalho. 
Nas conclusões do artigo publicado na Nature, os investigadores sublinham: “Além de nos ajudar a perceber a evolução humana, o estudo dos grandes primatas remete-nos para um tempo em que a nossa existência era mais frágil, e, fazendo isto, destaca a importância da protecção e conservação destas impressionantes espécies.”

Fonte:  http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/foi-sequenciado-o-genoma-de-um-gorila--1536796


Reflexão: O estudo do nosso passado, ou melhor do animal de quem derivamos sempre foi uma das informações que toda a gente gosta de saber e com o desenrolar das investigações temos chegado a conclusões diferentes das que inicialmente nos disseram. Mas estamos sempre a aprender coisas novas sobre  tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário