17 de maio de 2012

Recursos energéticos fósseis


Os recursos energéticos fósseis são minérios não-metálicos obtidos do subsolo continental ou oceânico. Os minérios fósseis têm seu uso vinculado à geração de energia, a qual movimenta veículos automotores e máquinas industriais. Esse tipo de minério serve de matéria-prima na fabricação de uma infinidade de produtos. Qualquer país do mundo necessita fundamentalmente de tais recursos, uma vez que são eles que promovem o desenvolvimento industrial, comercial e agropecuário. Os minérios fósseis mais usados pelas sociedades são o petróleo e o carvão.
O petróleo é uma substância viscosa de coloração escura, obtido em jazidas continentais ou oceânicas, geralmente, nesses locais são extraídos também o gás natural e o xisto betuminoso. No mundo, todo dia são retirados da natureza milhões de barris de petróleo. Quando é extraído da jazida, o minério se encontra em sua forma bruta, por isso é transportado até as refinarias, as quais são locais que beneficiam o produto, transformando-o em subprodutos (gasolina, diesel, querosene, além de outros produtos).
Já o carvão mineral, possui uma característica rochosa e tem seu uso difundido na geração de energia, especialmente, na indústria de base (siderúrgica). No passado, séculos XVIII a XIX, esse minério favoreceu o surgimento da indústria, servindo de combustível para mover a máquina têxtil a vapor e a locomotiva. Atualmente, esse minério é de grande valia também para a indústria química como matéria-prima para a fabricação de muitos produtos: corantes, inseticidas, plásticos, medicamentos, dentre outros.

Fonte: http://www.alunosonline.com.br/geografia/recursos-energeticos-fosseis.html

Sem comentários:

Enviar um comentário