12 de março de 2012

Glaciares da Gronelândia são mais sensíveis ao aquecimento global


 As massas glaciares na Gronelândia são mais sensíveis ao aquecimento global do que se previa, segundo um novo estudo da revista científica Nature Climate Change.
 O estudo apresentado revela que os glaciares da Gronelândia poderão derreter mais depressa do que o previsto, e levar a um consequente aumento do nível do mar, com uma subida média da temperatura do planeta de 1,6 graus centígrados.
Os estudos anteriores indicavam que o gelo naquela região, considerada o segundo maior reservatório natural de água, só começaria a derreter-se acima dos 3,1 graus.
 A comunidade internacional queria fixar como objectivo impedir que a temperatura da Terra subisse mais do que dois graus centígrados, embora os valores das emissões de gases poluentes, que agravam o efeito de estufa, tenham fixado aquele objectivo entre os três e os quatro graus.



Fonte: http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/glaciares-da-gronelandia-sao-mais-sensiveis-ao-aquecimento-global-1537364



Reflexão: Hoje em dia falamos muito do aquecimento global e dos glaciares de certo modo estão bastante ligados, isto é, quanto mais aumenta o aquecimento global mais derretem os glaciares. O que vai fazer com que o nível da água do mar aumente e as costas dos países recue. O que pode vir a ser terrível. 

2 comentários:

  1. Os glaciares são realmente umas estruturas bastante sensiveis ás variações de temperatura. Bom trabalho !
    Cumprimentos, geoexplorador

    ResponderEliminar
  2. Ao nos deparamos com tal facto, a temperatura é algo em que os glaciares são mais sensíveis. Gostamos da noticia e da sua exposição para o mundo.

    Continuação de um bom trabalho
    PlanetaGeo

    ResponderEliminar