10 de março de 2012

Árvores sobreviveram à Idade do Gelo na Escandinávia




Algumas árvores da Escandinávia sobreviveram à Idade do Gelo. Pensava-se que as actuais árvores coníferas existentes na Escandinávia descenderiam de espécies que migraram para o norte, após o gelo ter derretido, há 9 mil anos atrás. Mas investigações recentes sugerem que algumas árvores sobreviveram no topo das montanhas, em ilhas ou em áreas costeiras, escapando à grande camada de gelo. Estas investigações foram publicadas no jornal especializado Science.
 "Houve algumas espécies que sobreviveram à dureza do clima em bolsas que escaparam ao gelo, e depois, quando o gelo derreteu, conseguiram espalhar as suas sementes." 
"Outras árvores árvores têm a sua origem nas zonas do sul da Europa. Assim, podemos referir-nos agora às espécies originais e às espécies introduzidas depois na Escandinávia."

Fonte:  http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=2339435&seccao=Biosfera



Reflexão: A natureza é fantástica vejam bem o que aconteceu, estas arvores passaram pela Idade do Gelo e conseguiram ultrapassar isso e espalhar sementes e ainda existir nos dias de hoje. Achamos bastante interessante esta história da natureza e decidimos compartilhar.

2 comentários: