2 de maio de 2012

Os oceanos estão a ficar mais quentes há pelo menos um século



A viagem do navio britânico Challenger, entre 1872 e 1876, não é só histórica pelas descobertas que permitiu sobre os oceanos: as informações recolhidas nessas deambulações são também valiosas para perceber quando é que as alterações climáticas começaram a fazer sentir os seus efeitos nos oceanos. A primeira comparação global entre esses registos do século XIX e as temperaturas actuais mostrou que o aquecimento global chegou aos oceanos há mais tempo do que se supunha.
 Publicado na edição online da revista Nature Climate Change, o estudo, de uma equipa da Instituição de Oceanografia Scripps, nos EUA, e do Centro Nacional de Oceanografia, em Southampton, no Reino Unido, conclui que o excesso de calor na atmosfera — devido às alterações climáticas originadas pelas actividades humanas, que estão a lançar para o ar dióxido de carbono e outros gases com efeito de estufa desde a Revolução Industrial — está a ser transferido para os oceanos há pelo menos mais de cem anos.
Nas primeiras camadas do oceano até aos 700 metros de profundidade, a água aqueceu, em média, 0,33 graus Celsius desde a década de 1870. À superfície, o aumento foi maior: mais de meio grau (0,59 graus). Já a 900 metros de profundidade, a subida foi mais pequena (0,12 graus).

Fonte: http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/os-oceanos-estao-a-ficar-mais-quentes-ha-pelo-menos-um-seculo-1540479

Reflexão: Através das mudanças de temperatura e o aquecimento da Terra fez com que o os oceanos, mares também aquecessem. o que faz com que seja cada vez mais preocupante para todos os seres humanos pois o aquecimento da água faz com que os glaciares derretam e a agua dos mesmos entre pelos países, e estrague tudo o que as populações lá fizeram até hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário