16 de maio de 2012

Em 2030 serão precisos mais de dois planetas para satisfazer necessidades actuais


O planeta está «muito doente» e os seus habitantes continuam a usar mais recursos do que a Terra pode produzir de forma sustentável, registando-se um declínio de 30% nos ecossistemas desde 1970, revela um relatório divulgado.
O aumento da procura de recursos, consequência do crescimento da população, e o elevado consumo exercem «enormes pressões» sobre a biodiversidade e «ameaçam a segurança, saúde e bem-estar» no futuro, conclui.
«Estamos a viver como se tivéssemos um planeta extra à nossa disposição, usamos 50% mais recursos do que a Terra pode produzir de forma sustentável e, se não mudarmos esse rumo, este número vai crescer rapidamente - em 2030 dois planetas não serão suficientes», alerta o director geral da WWF Internacional, Jim Leape, citado em comunicado.
A diferença entre países ricos e pobres é sublinhada. Aqueles com altos rendimentos têm uma pegada ecológica, em média, cinco vezes maior do que os países de baixos rendimentos.
Entre os 10 países com maior pegada ecológica estão os Emirados Árabes Unidos, a Dinamarca, os Estados Unidos, a Bélgica, a Austrália, a Holanda e a Irlanda. Portugal está na 39.ª posição, em 233 países.
A pegada ecológica dos portugueses é de 4,12 hectares por pessoa, o que equivale a 2,32 planetas, se toda a população mundial tivesse um estilo de vida igual aos portugueses.

Fonte:  http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=49360


Reflexao:  Uma importante curiosidade para todos nos e para tomarem atenção ao que andam a fazer no nosso planeta. e para terem mais cuidado com ele.

1 comentário:

  1. Somos uma sociedade capitalista e consumista em que os recursos são sobre explorados. Continuando assim este mundo não chegará para nós.
    Cumps.

    ResponderEliminar