3 de maio de 2012

Reservatórios de água subbterrânea - Aquíferos


Chama-se aquífero a uma formação geológica subterrânea que permite a circulação e o armazenamento de água nos seus espaços vazios, permitindo normalmente o aproveitamento desse líquido pelo ser humano de forma economicamente rentável e sem impactes ambientais negativos. São as águas que precipitam sobre a superfície da Terra que se infiltram no solo por acção da gravidade e originam as água subterrâneas. Estas águas podem ser armazenadas em dois tipos de aquíferos: aquíferos livres e aquíferos confinados ou cativos.



A água subterrânea, armazenada nos aquíferos, é utilizada para beber e a sua escassez ou contaminação pode ter efeitos muito graves. As principais causas da diminuição de reservas e/ou deterioração da qualidade da água subterrânea são:



É importante salientar que após a poluição de um aquífero a sua recuperação é praticamente impossível, pois o tempo e custos necessários numa eventual recuperação são praticamente impossíveis de obter.


Fonte:  http://hidrogeologia.no.sapo.pt/aquiferos.htm; http://snirh.pt/index.php?idMain=4&idItem=3

Reflexão: Neste post, fazemos a distinção entre aquífero livre e confinado e também falamos de outra coisa bastante importante, como os agentes que distraem estes aquíferos tão importantes para o nosso planeta e para a nossa sobrevivência.

Sem comentários:

Enviar um comentário