30 de abril de 2012

Exploração mineira



A exploração mineira é uma actividade que explora os recursos minerais do solo ou subsolo, bem como o seu tratamento e transformação.
 A exploração mineira tem consequências negativas para o ambiente, no caso das minas a céu aberto, que provocam a destruição de habitats, derrube de árvores, alterações das condições hidrogeológicas e da qualidade da água, a deposição de escombreiras contaminadas com metais pesados, o ruído das explosões e o impacto visual. No caso de explorações por perfuração, por vezes acontece o derrame do mineral para a natureza. Na exploração hidráulica, principalmente ao ar livre acontece a destruição de habitats, contaminação dos solos e lençóis freáticos, em que tudo é lavado para retirar o mineral que se explora. A protecção ambiental é cada vez mais essencial em qualquer projecto de exploração, em que é necessário preservar o meio que nos rodeia para as gerações seguintes. Uma boa aplicação dos métodos de exploração é importante, sendo considerado um bom método todo aquele que é seguro, tenha um bom rendimento económico, bom aproveitamento do jazigo e que proteja o ambiente circundante. 

Mina de caulino - Bulgária
Mina de cobre a céu aberto  -  Novo México
Mina de diamante a céu aberto - Rússia
Mina de ouro - Portugal (Vila Pouca Aguiar)

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Minera%C3%A7%C3%A3o_a_c%C3%A9u_aberto


Reflexão:  Neste post podemos ver que todas as explorações têm o seu lado mau, o seu lado poluente, e seu lado desagradavel aos olhos dos outros. Um facto é que essas explorações mineiras, têm de ser feitas para o bem do pais e para desenvolver os recursos naturais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário