23 de novembro de 2011

Estromatólitos

Um estromatólito é uma rocha formada por um tapete de calcário produzido por microorganismos no fundo de mares rasos, que se acumula até formar uma espécie de recife. São as evidências de vida mais comuns durante o período Pré-câmbrico, ou seja, de cerca de 3500 milhões de anos. Os estromatólitos são, assim, dos fósseis mais antigos que se conhecem, tendo surgido no Pré-câmbrico Inferior, e alcançado grande desenvolvimento no Pré-câmbrico Superior. No ano de 1954, em Shark Bay na Austrália, foram descobertos estromatólitos “vivos” em grande quantidade, associados a lagunas hipersalinas. Estes organismos são assim, entre outras coisas, a evidência mais antiga da vida que se conhece na Terra. Os estromatólitos mantiveram a sua linha evolutiva sendo também os primeiros recicladores de carbono, os primeiros produtores de oxigénio e os primeiros formadores de zonas de recifes.

Fonte:  http://biovalsassina.blogspot.com/2007/03/estromatlitos.html 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estromat%C3%B3lito

Reflexão: decidimos partilhar no nosso blogue este comentário, pois achamos bastante interessante o modo como um organismo pode ter explicado uma parte da história da nossa Terra. Esperamos assim que gostem, e que aprendam assim como nós a importância destes seres.

20 de novembro de 2011

Descoberto um fóssil de uma criatura gigante com 488 milhões de anos

Num estudo publicado numa edição da revista Nature, os pesquisadores Peter Van Roy e Derek Briggs estimaram que os anomalocaris, predadores gigantes com corpos leves e dois apêndices espinhosos que saíam da boca, de aspecto similar aos camarões, habitaram os mares por um tempo muito mais longo do que se acreditava até à altura.
Os anomalocaris possuíam dentes afiados, úteis para perfurar as couraças de pequenos artrópodes como as trilobites, e lóbulos para se deslocar na água. Os espécimes mais antigos destas criaturas, conhecidas como "camarões estranhos", datam do período Câmbrico Médio, entre 542 milhões e 501 milhões de anos atrás.
Estes fósseis medem cerca de 1 metro e são muito maiores que os outros fósseis datados do mesmo período.
O fato de os animais encontrados em Marrocos serem 30 milhões de anos mais jovens que os que habitaram a Terra no Câmbrico indica que os anomalocaris dominaram os ecossistemas marítimos muito antes do que se pensava.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vida,pesquisadores-descobrem-fosseis-de-criatura-gigante-de-488-milhoes-de-anos,724298,0.htm

Reflexão: Os fosseis são algo fascinante, pois mostram-nos o passado da Terra e o tipo de ambientes em que vivia o animal. Por isso, fizemos uma pesquisa onde encontramos este fóssil, que foi importante para a descoberta da história da Terra.