20 de novembro de 2011

Descoberto um fóssil de uma criatura gigante com 488 milhões de anos

Num estudo publicado numa edição da revista Nature, os pesquisadores Peter Van Roy e Derek Briggs estimaram que os anomalocaris, predadores gigantes com corpos leves e dois apêndices espinhosos que saíam da boca, de aspecto similar aos camarões, habitaram os mares por um tempo muito mais longo do que se acreditava até à altura.
Os anomalocaris possuíam dentes afiados, úteis para perfurar as couraças de pequenos artrópodes como as trilobites, e lóbulos para se deslocar na água. Os espécimes mais antigos destas criaturas, conhecidas como "camarões estranhos", datam do período Câmbrico Médio, entre 542 milhões e 501 milhões de anos atrás.
Estes fósseis medem cerca de 1 metro e são muito maiores que os outros fósseis datados do mesmo período.
O fato de os animais encontrados em Marrocos serem 30 milhões de anos mais jovens que os que habitaram a Terra no Câmbrico indica que os anomalocaris dominaram os ecossistemas marítimos muito antes do que se pensava.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vida,pesquisadores-descobrem-fosseis-de-criatura-gigante-de-488-milhoes-de-anos,724298,0.htm

Reflexão: Os fosseis são algo fascinante, pois mostram-nos o passado da Terra e o tipo de ambientes em que vivia o animal. Por isso, fizemos uma pesquisa onde encontramos este fóssil, que foi importante para a descoberta da história da Terra.

1 comentário:

  1. É inquatificável o numero de seres vivos que já existiram e existem no nosso planeta. São descobertas como estas que nos dão uma pequena ideia da variedade das formas de vida.

    ResponderEliminar