20 de outubro de 2011

Modelos de convecção mantélica

Arthur Holmes foi um dos primeiros investigadores que em 1928 sugeriu que o mecanismo de convecção térmica ao nível do manto poderia ser o motor da deriva proposta por Wegener.

Modelo A - o nível de convecção profunda dos materiais rochosos do manto, assume que o seu sobreaquecimento ocorre na proximidade do núcleo.

Modelo B - existe dois níveis de convecção, no manto inferior e no manto superior, não havendo convecção profunda.

Modelo C .
é o modelo mais complexo de convecção, onde os materiais rochosos do manto inferior, durante o seu movimento horizontal de convecção, na proximidade da transição do manto inferior para o manto superior, transferem calor para as rochas do manto superior que iniciam o seu movimento de convecção na mesma direcção. A submersão, no manto superior, por arrefecimento dos materiais rochosos, ocorre na mesma direcção da ascensão do manto inferior.

Verifica-se que os três modelos são consensuais quanto à localização, à superfície da Terra, dos ramos ascendentes e descendentes dos movimentos de convecção.
Os ramos ascendentes localizam-se ao nível das zonas de rifte, razão pela qual se associa vulcanismo activo, de carácter sensivelmente continuo, e elevado fluxo geotérmico. Os ramos descentes localizam-se ao nível das zonas de subducção, às quais se associa um fluxo geotérmico menor.
Esta convecção permite explicar o movimento das placas litosféricas devido ao facto de gerar uma corrente de convecção ao nivel do manto capaz de arrastar a litosfera, pela conjugação do seu movimento ascendente e do seu movimento descente, ou seja, a ascensão do material rochoso sobreaquecido, ao nível do manto, "empurra" a placa litosférica numa das extremidades ( zona do rifte ) , e o afundamento da litosfera fria e densa "puxa"a placa na extremidade oposta ( para a zona de subducção ).




Fonte: files.amtaborda-portfgeo.webnode.com.pt
http://www.youtube.com/v/Y_X4DM3lEt4&fs=1&source=uds

Reflexão: Na aula de hoje aprendemos os três modelos de convecção mantélica, e decidimos colocar no nosso blogue um pequeno resumo do que aprendemos pois não tínhamos conhecimento disto e achamos fascinante. Por termos achado este tema interessante decidimos partilhar com todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário