30 de janeiro de 2012

Carta geológica de Portugal


Fonte: http://sites.google.com/site/geologiaebiologia/carta-geol%C3%B3gia-de-portugal

As cartas geológicas são documentos onde se encontra registado um conjunto de informações que permitem o conhecimento da história geológica de uma dada região. São também um suporte documental importante, por exemplo, para a investigação geológica e para o ordenamento do território.

Fonte: Livro de Geologia 12ºano - Porto Editora

Reflexão: Com a ajuda do nosso professor aprendemos a descodificar as cartas geológicas, são bastante uteis e bastante completas e ajudam-nos a estudar uma ou mais regiões.

Elaboração de uma carta topográfica

No âmbito da disciplina de Geologia foi-nos proposto pelo nosso professor a elaboração de uma carta topográfica, na qual trabalhamos durante algumas aulas, depois de passo a passo nos ter explicado como se elabora este tipo de cartas e de ter distribuído mapas distintos pela turma .

Após a ter-mos elaborado ficamos a perceber o quanto são importantes as cartas para o estudo das bastas regiões, pois através delas dá para saber as linhas de água, as curvas de nível, os pontos cotados,..., existentes na região presente na carta. 

Reflexão: A elaboração deste trabalho foi bastante exigente, deu para entendermos que para elaborar uma carta topográfica por mais pequena que seja temos de dispor de bastante tempo e dedicação. Gostamos imenso de fazer este trabalho pois com ele e com a ajuda do professora aprendemos a trabalhar com  um programa que no futuro nos pode ser bastante útil.


11 de janeiro de 2012

Neogénico

Deixamos aqui um dos trabalhos que nos foi proposto pelo nosso professor de geologia, esperamos que gostem.

Reflexao: Este foi o trabalho que fizemos sobre o neogénico, esperamos que gostem. E que seja útil para algum tipo de informações que necessitem.

Nicolas Steno

Nicolas Steno nasceu em Copenhaga no dia 11 de Janeiro de 1638 e veio a falecer em Schwerin, na Alemanha, a 25 de Novembro de 1686, depois de passar por diversas cidades europeias em missão. Acabou por morrer em profundo sofrimento.
 Foi a partir da análise de um tubarão, que o dinamarquês Steno caminhou no sentido dos estudos geológicos e analisou corpos sólidos no interior de outros sólidos: desde fósseis a minerais, passando por cristais, ou camadas de rocha, entre outros. E deixa uma marca de pioneirismo ao identificar fósseis como pertencentes a organismos que já tiveram vida.

 Fonte: http://www.ptjornal.com/201201114834/tecnologia-ciencia/nicolas-steno-google-recorda-o-pioneiro-que-trocou-a-ciencia-pela-religiao.html

Reflexão: Soubemos do aniversário deste grande geólogoatravés do nosso professor então decidimos colocar um pequeno post sobre ele.